Quem Somos

Instituto Roberto Costa - Nosódios

Você já ouviu falar em NOSÓDIOS. Pois é, os NOSÓDIOS são a grande novidade das terapias holísticas. Na verdade já existem há bastante tempo na Europa, mas aqui no Brasil ainda não são tão conhecidos. Nosódios são medicamentos homeopáticos produzidos a partir de material biológico , ou seja, microorganismos, tecidos, órgãos, hormônios, etc.

O grande precursor dos NOSÓDIOS foi o Dr. Eduard Bach. Sim, ele mesmo, o Dr. Bach dos Florais. Antes dos florais ele criou os Nosódios Intestinais de Bach  produzidos a partir das bactérias do intestino.  Aliás esses Nosódios Intestinais de Bach são o que conhecemos hoje como Probióticos. O Dr. Bach, no início do século passado, foi o primeiro médico a ter o grande insight de que o intestino é um órgão imunológico e mais, que o intestino é o grande portal dimensional, ou seja, a partir dele é que construímos o corpo biológico saudável ou doente. Para construirmos um corpo saudável temos que antes tratar o intestino. É isso que fazem os Nosódios Intestinais.

Os Nosódios, entretanto não pararam por aí. No Brasil o médico homeopata de Petrópolis, Dr. Roberto Costa foi o introdutor dos Nosódios no país, tendo fundado em 1983 o Instituto Roberto Costa para desenvolver este trabalho. Ele foi um pouco além de Bach e começou a produzir Nosódios de órgãos humanos. Como assimW. Sim, ao longo das décadas os médicos do Instituto coletaram amostras de órgãos saudáveis de pacientes doadores que, por algum motivo clínico eram submetidos a cirurgias. Como exemplo podemos citar uma paciente que se submeteu a uma histerectomia (retirada de útero) por mioma. O mioma ocupa uma pequena parte de um útero em sua maior parte saudável. Após captada, a amostra do órgão  é analisada com o objetivo de se ter certeza que a parte doada é 100% saudável. Uma vez certificada, a amostra é submetida ao processo de diluição e dinamização homeopáticos se tornando uma matriz de nosódio de estoque.  Através da dinamização holográfica as matrizes atualmente são frequenciadas e digitalizadas passando a serem  denominadas de “Nosódios Dr. Lyrio”.

Em Petrópolis o Instituto Roberto Costa desenvolve um trabalho de prevenção de Infecções Respiratórias agudas com Nosódios em crianças de 0-12 anos no Programa de Saúde da Família do SUS. Em média 11.000 crianças são beneficiadas a cada ano desde 2010. Esse trabalho seguiu todos os critérios científicos de avaliação. Foi uma parceria do Instituto Roberto Costa , da UFRJ da Fiocruz e da Prefeitura de Petrópolis. Já contam diversas publicações internacionais.

Atualmente o Dr. Carlos Lyrio, discípulo do Dr. Roberto Costa e atual diretor do Instituto, desenvolve um trabalho de diagnóstico precoce das disfunções comportamentais e orgânicas pela Iridologia. Com isso Dr. Lyrio  vem prevenindo e o tratando  as doenças físicas, mentais e emocionais com Nosódios homólogos. Por exemplo se no exame iridológico é detectado uma lesão na área do seu coração, fígado, útero , etc são usados os Nosódios do Coração, Fígado, útero, etc. Através da íris também detectamos padrões comportamentais análogos aos descritos nas constituições dos Nosódios de Bach. Pessoas com tendência à depressão, suicídio, etc podem ser tratadas com seus Nosódios Intestinais Comportamentais Homólogos descritos pelo Dr. Bach em sua Matéria Médica dos Nosódios.

Os Nosódios trazem as freqüências dos órgãos e comportamentos saudáveis  se sobrepondo  as freqüências dissonantes dos órgãos e de comportamentos  potencialmente desequilibrados.